O tempo do professor/preceptor que apenas comparece no round acabou. Você está preparado para isso?
- Fabrizio Motta

- 28 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Se você já atua como preceptor ou professor com excelência, este chamado não é para você.
É para quem ainda está preso a um modelo de ensino do passado, baseado apenas em comparecer, sem se envolver de verdade.
Ainda existe espaço, em 2025, para o professor ou preceptor que apenas aparece na hora da discussão, sem abrir exames, sem revisar prontuários e deixando toda a responsabilidade nas costas dos residentes?
Se você não revisa pessoalmente, como pode ter certeza de que o residente interpretou os exames corretamente? De que a evolução no prontuário é fiel ao que foi realmente feito? De que as condutas estão bem embasadas?
Você revisa os registros em prontuário após a discussão?
Em tempos de prontuários eletrônicos, em que muitas vezes exageramos no volume de informações registradas — com repetições, cópias automáticas e até dados desatualizados ou errados — a revisão crítica é ainda mais essencial.Um prontuário mal revisado compromete não apenas a formação do residente, mas também a segurança do paciente.
Ser professor ou preceptor não é apenas ouvir e orientar.É se envolver de verdade, é checar, corrigir e garantir que o que está registrado e o que é feito estejam alinhados.
Comparecer não é mais suficiente.Participar ativamente é o que a formação médica e a segurança dos pacientes exigem de nós.
Você está preparado para a nova era da formação médica?




Comentários