top of page

Candidemia em pediatria e neonatos agora tem ferramenta própria: o novo Paed-EQUAL Score

  • Foto do escritor: Fabrizio Motta
    Fabrizio Motta
  • 29 de abr.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de mai.

Candidemia é uma infecção associada a alta mortalidade em pacientes pediátricos e neonatais. Apesar de existirem recomendações claras para seu manejo, na prática diária a adesão às diretrizes pode ser desafiadora. Até então, o EQUAL Candida Score, criado para adultos, era utilizado como referência — mas não contemplava as particularidades das crianças e neonatos.


O Paed-EQUAL chega para preencher essa lacuna:

  • Adaptado para a realidade pediátrica, incluindo cuidados como volume adequado de hemoculturas, dosagem de antifúngicos, necessidade de investigação de sistema nervoso central em neonatos, entre outros.

  • Oferece um sistema de pontuação baseado nas práticas recomendadas para diagnóstico, tratamento e seguimento da candidemia.

  • Serve como ferramenta de autoavaliação, auditoria de qualidade e suporte para programas de stewardship antifúngico.

Por que isso é importante? Além de guiar o tratamento correto, a aplicação de um score validado pode melhorar os desfechos clínicos, reduzir práticas inadequadas, combater a resistência antifúngica e padronizar o cuidado em hospitais e unidades de terapia intensiva pediátricas. Importante destacar a participação da nossa querida colega brasileira Fabianne Carlesse na elaboração deste score, representando o Brasil neste importante avanço! Implemente. Aplique. Melhore cuidados!

Referência: Bal AM, Pana ZD, Carlesse F, et al. The Paediatric European Confederation of Medical Mycology (ECMM) Quality (Paed-EQUAL) Candida Score for the Management of Candidaemia in Children and Neonates. Mycoses. 2025. DOI: 10.1111/myc.70041




ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page