Candidemia em pediatria e neonatos agora tem ferramenta própria: o novo Paed-EQUAL Score
- Fabrizio Motta

- 29 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Candidemia é uma infecção associada a alta mortalidade em pacientes pediátricos e neonatais. Apesar de existirem recomendações claras para seu manejo, na prática diária a adesão às diretrizes pode ser desafiadora. Até então, o EQUAL Candida Score, criado para adultos, era utilizado como referência — mas não contemplava as particularidades das crianças e neonatos.
O Paed-EQUAL chega para preencher essa lacuna:
Adaptado para a realidade pediátrica, incluindo cuidados como volume adequado de hemoculturas, dosagem de antifúngicos, necessidade de investigação de sistema nervoso central em neonatos, entre outros.
Oferece um sistema de pontuação baseado nas práticas recomendadas para diagnóstico, tratamento e seguimento da candidemia.
Serve como ferramenta de autoavaliação, auditoria de qualidade e suporte para programas de stewardship antifúngico.
Por que isso é importante? Além de guiar o tratamento correto, a aplicação de um score validado pode melhorar os desfechos clínicos, reduzir práticas inadequadas, combater a resistência antifúngica e padronizar o cuidado em hospitais e unidades de terapia intensiva pediátricas. Importante destacar a participação da nossa querida colega brasileira Fabianne Carlesse na elaboração deste score, representando o Brasil neste importante avanço! Implemente. Aplique. Melhore cuidados!
Referência: Bal AM, Pana ZD, Carlesse F, et al. The Paediatric European Confederation of Medical Mycology (ECMM) Quality (Paed-EQUAL) Candida Score for the Management of Candidaemia in Children and Neonates. Mycoses. 2025. DOI: 10.1111/myc.70041

Comentários